quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

APRESENTAÇÃO

Ante todo, boas noites, já é a terça vez que lhe lo digo, não pelo muito bem que lhes quiser, que também não o duvidem, senão porque esta é a terça oportunidade que me da a minha computadora de escrever-lhes o limiar do blog ao que estão a aceder sem cortar o fluido elétrico, espero que quando esteja a correger a ortografia da quarta, também marche a luz por algum motivo desconhecido esta vez. Desculparam este começo enfurecido, mas a mente que começou há já horas despejada e rápida pouco a pouco se esta a voltar lenta e espessa por os desgraciados acidentes que já lhes citei. De todos jeitos suceda o que suceda a minha intenção segue a ser a mesma em cada intento, apresentar-me a mim e ao blog no que estão a penetrar e com esto dar-lhes apenas umas guias para entendê-lo bem e não levar surpresas desagradáveis.
Sei seguro que entenderam que prefiro entornes conhecidos que ofertem realidade que outros nos que logo de prometer fantasias, atopem uma cadeia maior que onde era segura, ademas como de bem nado é apresentar-se este será pois o meu primeiro passo, abrir-lhes o meu DNI e mais o meu coração para que quando participem neste nosso entorno saivam com que equipa estão a jogar.
Chamo-me Roberto Reigossa, nado no Valadouro ala a meados dos 70, cassado com Vanesa minha dona e quase sempre musa (há dias que me baixa o automático da luz e.....), com uma filha ainda criança mas bem lista que responde por Ilduara Reigossa, ou Valinha como queiram esse para mim nunca foi problema, a estas alturas já não há quem a salve de ser uma filha mais do Val e aí está o quis da questão. De esquerdas dendê menino, obrigado a deus, mas comunista leninista que socialdemocrata mas o mundo não está como para escolher. Independentista ou em todo casso federalista, (o rei e Hespanha parecem-me coisas antigas próprias de manuscritos escritos em procesal e de cartas encabeçadas coa temida frase, “Fernando e Ysabel, por la gracia de dios”, moi engraçado por certo) republicano como não, entre ateu e cátaro e, para finalizar, firme seguidor de qualquer equipa de futebol que não seja o Real Madrid (são tão desmanchadiços...).
Como suponheram creio na política, ademais considero que cada ato que como humanos levamos a cabo a diário é política e polo tanto em nenhum momento cegarei comentário algum neste foro, sempre que seja respeitoso, e tampouco me aforrarei nenhum pola minha parte, ainda que o tema de discurso seja o arte barroco na igreja de Santa Cruz (que também tocaremos, si )
Aqui, quem se atreva a participar, espero que encontre e aporte respostas a essas tantas preguntas que se tem feito sobre a nossa terra, e leia ademais dados sobre outras que nim se fizer de momento; conjurar -mos ademais a todos os valadourenses que marcharam um dia para conhecer mundo coa ideia de voltar pronto e não voltaram jamais, para que apareçam com nos e falem e nos escutem, vídeos, fotografias, do passado do presente e do futuro do Valadouro, todo é bem vido.
Unicamente uma ultima aclaração, no meu casso escrivo em galego português, dialeto do brasil, por considerá-lo mais perto dos meus interesses, o que tem inventado multitude de vezes a Junta da Galiça não considero que for dialeto algum, só um engendro malparido e de mal amanho. De todos jeitos, ainda que se agradeceram sobremaneira todos os intentos de escrever em reintegrado, aceitaremos de grado todas as línguas que esta torre de Babel que é a península nos pode aportar, unicamente lhes pediria aos que decidam escrever em eusquera tenham um bocadinho de compaixão com os que apenas saímos das línguas de oc e oil.
E com tudo isto coido que podemos começar, manhã adicarei umas linhas a debater sobre algo que nos tem preocupados a todos por multiples motivos, há ouro no val ? Por isso lhe chamaram Valadouro ?....sei que em bom grado muitos remataram tristes e decepcionados mas a verdade, ao final, muito ao final, seguro-lhes, fara-os libres.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário